Saturday, September 13, 2014

QUEM É O CAMPEÃO DE 1987?

Porque é HIPOCRISIA não reconhecer o HEXA do Flamengo em 1987

Veja o vídeo:
http://youtu.be/yRJ2Zo7_akQ  
O SPORT ganhou na justiça comum, e não na desportiva. a CBF espulsa time que recore a justiça comum, então porque o Sport não foi elpulso? O Flamengo é hexacampeão brasileiro de 2009. Pela sexta vez o rubro-negro carioca foi o melhor dentre os maiores times do país do futebol. Porém, muita gente insiste em não reconhecer este título baseado na afirmação de que o Sport teria sido o campeão nacional do ano de 1987. Não contesto o título do time de Recife, mas negar a conquista do Flamengo daquele mesmo ano é HIPOCRISIA.
Selecionei alguns vídeos para explicar o acontecido naquele ano para afirmar que o Flamengo é legítimo campeão de 1987, primeiro pentacampeão brasileiro e atual hexacampeão do certame nacional. Veja:
1. Juca Kfouri explica EXATAMENTE o que aconteceu no campeonato de 1987. Desde a quase falência da CBF, da criação de uma liga rentável e do acordo entre TODOS OS CLUBES de não fazer o cruzamento proposto (depois do campeonato iniciado) pela Confederação Brasileira de Futebol (vídeo de 17/11/2009):
2. Carlos Miguel Aidar, ex-presidente do São Paulo Futebol Clube e ex-presidente fundador do Clube dos Treze reconhece o Flamengo como Campeão Brasileiro de 1987 e explica o acordo em que todos os clubes se comprometeram a não aceitar o cruzamento proposto pela CBF (Entrevista ao Juca Kfouri em novembro de 2007 – antes do São Paulo conquistar o seu penta):
3. Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco da Gama, se mostra contrariado com a decisão arbitrária da CBF e reconhece que o maior rival, o Flamengo, é o legítimo Campeão Brasileiro de 1987 (Globo Esporte de 1988):
4. Professor Manoel Tubino, presidente do CND (Conselho Nacional de Desportos) em 1987. Também afirma que o Flamengo é o campeão daquele ano. (entrevista à Juca Kfouri, em novembro de 2007):
Compactuar com a decisão de que um time que não enfrentou nenhuma equipe grande do futebol nacional (Em seu módulo, o Sport enfrentou as equipes menos expressivas – com exceção do Guarani – e enfrentaria no máximo DOIS grandes se o cruzamento fosse legítimo) é o único campeão não só é HIPOCRISIA como também é DESONESTO.
A solução mais sensata seria declarar ambos os clubes como Campeões Brasileiros de 1987. Reconheceria-se o Sport como o campeão do torneio criado pela CBF e o Flamengo como o campeão do torneio criado pelo Clube dos 13 com a participação das equipes mais fortes do país naquele ano. Encerrava-se a polêmica mais estúpida da história do futebol brasileiro e legitimava-se os dois campeões.
Acredito que isso ainda vai acontecer, em se considerando que a famigerada TAÇA DAS BOLINHAS ainda está guardada num cofre da CBF e ainda não foi entregue ao primeiro pentacampeão brasileiro de futebol como deveria acontecer.
* * *
Obs:
Juca Kfouri trabalha na ESPN Brasil, emissora CONCORRENTE aos canais da Rede Globo (Sportv 1 e 2) na cobertura de eventos esportivos, e tem uma coluna no jornal Folha de São Paulo. Trabalhou no SBT durante o ano de 1987 e depois passou um tempo na Globo, onde não possui mais vínculo algum.
Obs 2:
Não podemos ignorar o papel POLÍTICO da CBF à serviço da DITADURA MILITAR e as decisões esdrúxulas nas mudanças de regulamento em seus campeonatos de ano em ano para satisfazer interesses de seus generais. Importante lembrar que o presidente do Flamengo, Márcio Braga, era político filiado ao PMDB (partido opositor ao governo  do presidente José Sarney) e Homero Lacerda, presidente do Sport, era filiado ao PFL (surgido do PDS, antiga ARENA, partido da base de sustentação da ditadura) e posteriormente foi eleito deputado. Fica a reflexão para os que só contra-argumentam dizendo que “é armação da Globo”.
Interesse por interesse, acredito que prevaleceram os mais imundos. A retaliação da CBF foi um cala-boca na autonomia dos clubes, que nunca mais se atreveram a criar uma liga própria e lucrativa para as próprias equipes como existem – e são muito bem sucedidas – na Europa.
Até entendo o lado do Sport em lutar pelo reconhecimento do seu título, também legítimo, de 1987, mas o São Paulo e, principalmente, o atual presidente Juvenal Juvêncio (que fundou o clube dos 13 e legitimou o acordo de não haver cruzamento) estão rasgando uma página importantíssima da própria história.
Se o São Paulo aceitar esta decisão da CBF não apenas estará desdizendo seus próprios feitos como estará assinando para o mundo inteiro o seu atestado de time formado por GENTE HIPÓCRITA.
O tricolor do Morumbi devia vestir sua camisa de homem pelo menos uma vez na vida, recordar seus atos do passado e usar o resto de dignidade que ainda lhe resta para recusar a “Taça das Bolinhas” e reconhecer que o Flamengo foi o campeão do torneio criado pelos próprios clubes e liderado pelo São Paulo, em 1987…
Infelizmente, ser HOMEM não é o forte do time dos “bambis” mesmo.
*Vale lembrar que Juca Kfouri é torcedor do São Paulo.


No comments:

Post a Comment