QUEM FARÁ PARTE DA PRÓXIMA GERAÇÃO?
Com a possível reformulação na seleção brasileira, choverão oportunidades com a amarelinha. Jovens e até alguns mais experientes brigarão por uma vaga. De qualquer forma, a Copa de 2018 norteará as convocações, e aqueles em idade mais avançada ficam mais distantes.
Assim, trouxemos a relação de jogadores que podem aparecer nas próximas convocações. Alguns merecem, outros podem vir a merecer pelo potencial, explicaremos a seguir, confira:
GOLEIROS
Apesar do desempenho regular na Copa, Júlio César, que não merecia estar no mundial, já desce a serra e não permanecerá. Victor, que ganhou a posição de 2º goleiro, deve ter outras chances e pode até ser o próximo titular se mantiver a forma e as boas atuações. Terá 34 anos em 2018, idade ainda boa para a posição.
Jefferson terá 35, continuará na briga por uma vaga, mas não pela titularidade. Dessa forma, talvez a seleção tenha duas vagas em aberto neste momento, abaixo temos os candidatos:
Diego Alves
O arqueiro do Valência, recordista de minutos sem levar gols na Liga Espanhola, vem fazendo excelentes temporadas e protagonizou jogos memoráveis. Recentemente entrou em um sistema de rodízio no Valência, o que prejudicou a sequencia do brasileiro.
De qualquer forma, Diego Alves é o melhor goleiro dentre essa listagem e brigará pela titularidade.
Idade: 29
ps: você assiste um vídeo como esse e fica se perguntando como um cara desses não é goleiro da seleção, que tem como titular um cara que joga no Canadá
Neto
Neto destacou-se cedo no Atlético Paranaense e foi surpreendido com uma convocação para dois amistosos da seleção principal de Mano Menezes em 2010. Transferiu-se para a Fiorentina em 2011 e foi ganhando espaço no time e hoje é titular da Viola. Dos mais jovens, é o favorito a uma vaga no time.
Idade: 24
Rafael
O jovem goleiro, ex santos, transferiu-se para o Nápoli, onde assumiu a titularidade nesta temporada. Mostrou que tem potencial e chegou a ser convocado por Mano Menezes. Caso tenha sequência, poderá brigar por um vaga, dificilmente será titular.
Idade: 24
ZAGUEIROS
Thiago Silva tem idade para disputar mais uma Copa, quando terá 33 anos. Poderá estar mais maduro, ser ainda melhor e chorar menos. David Luiz, com 27, também pode disputar mais um mundial. Dante dá adeus com 30. Assim como Henrique, bom jogador, e só, que tem 27.
Marquinhos
Marquinhos foi quase que um fenômeno, a ascensão do zagueiro foi meteórica, do Corinthians à Roma, e então especulações a gigantes europeus. Transferiu-se para o PSG por 30M de euros na temporada passada.
Seguro e com perspectiva de evolução, Marquinhos com certeza verá seu nome nas próximas listas de convocados.
Idade: 19
Dória
Com uma segurança absurda para a pouca idade, 17 anos à época, Dória estreou e se firmou no Botafogo. Atualmente, com 19, mantém a segurança de um veterano, e deverá ter mais chances nas próximas convocações.
Idade: 19
Rodrigo Caio
Com passagem pelas seleções de base, onde foi capitão, Rodrigo Caio vem crescendo de produção e mostrando-se um jogador polivalente, podendo atuar como zagueiro, lateral e volante. Mas estabeleceu-se como zagueiro, onde cresceu e ganhou a confiança do treinador e torcida são paulina.
Idade: 20
Samir
Considerado a maior revelação de zagueiros na base do Fla, desde Juan, Samir vem mostrando que pode alcançar o nível do zagueiro ex-seleção brasileira. Samir é ágil, tem bom posicionamento e passa a segurança de um veterano.
Idade: 19
LATERAIS DIREITOS
Maicon e Daniel Alves se esgotaram ou, no popular, deu o que tinha que dar. Para clubes, ambos ainda têm bola, mas o ciclo deles se encerra na seleção , até mesmo pela idade, 32 e 31, respectivamente.
Rafinha
Após pensar em deixar o Bayern, Rafinha conquistou a confiança de Pep Guardiola e fez belíssima temporada pelo Bayern. Nome que já deveria ter figurado nas últimas listas e até na Copa, Rafinha aparecerá nas próximas e como titular, inclusive.
Idade: 27
Danilo
Danilo apareceu para o mundo no título da Libertadores de 2011, pelo Santos, de onde saiu para o Porto. No clube português Danilo evoluiu e hoje é alvo de gigantes como Real Madrid, Barcelona e Juventus. Provavelmente terá uma chance, basta agarrá-la.
Idade: 22
Mário Fernandes
Aquele que desapareceu uma vez, e também recusou a seleção na “era” Mano Menezes. Bola esse menino tem, o problema é que ele é meio perturbado. Atua pelo CSKA e constantemente tem seu nome ligado a gigantes europeus. Recentemente admitiu que aceitaria se naturalizar russo para jogar pela seleção, que sediará a próxima Copa do Mundo.
Idade: 23
Marcos Rocha
Melhor lateral do campeonato brasileiro nas últimas duas edições. Na de 2011 não figurou nas eleições mas foi destaque no América-MG, que foi rebaixado naquele ano. Marcos Rocha tornou-se peça fundamental no Atlético MG, vice campeão brasileiro de 2012 e campeão da Libertadores 2013. A chance ele fez por merecer com seu desempenho nas últimas temporadas. Vale o teste.
Idade: 25
Mayke
Mayke é um dos laterais mais promissores do futebol brasileiro, a tendência é que assuma de vez a titularidade do Cruzeiro nessa temporada, que evolua nos próximos anos e tenha uma chance com a amarelinha.
Idade: 21
LATERAIS ESQUERDOS
Desde a saída de Roberto Carlos, a lateral esquerda é um problema para a seleção. Marcelo talvez seja o jogador mais talentoso (depois de Neymar) nesse time, mas não rende na seleção. Consegue, no máximo, ser discreto. Ainda tem 26, aguenta mais uma Copa. Mas se não jogar bola, pode ficar com seu futebol no Real, Marcelo.
Alex Sandro
Alex Sandro surgiu na nova geração dos meninos da Vila, que tinha Neymar e Ganso como protagonistas, mas foi revelado pelo Atlético Paranaense. No Porto desde 2011, Alex Sandro evolui a cada temporada e já vê seu nome ligado a gigantes europeus, como Chelsea e Manchester United. Alex Sandro deverá ter uma oportunidade, já que uma vaga, ao menos, está aberta na seleção.
Idade: 23
Alex Telles
Eleito o melhor lateral esquerdo do Brasileirão 2013 pelo Grêmio, Alex Telles foi vendido ao Galatasaray onde é titular e faz boas atuações, ao lado de Felipe Melo, Sneijder e Drogba. Também deverá ter sua chance nas próximas convocações.
Idade: 21
VOLANTES
Luiz Gustavo foi um dos poucos que conseguiu sair limpo do vexame verde e amarelo. Os que defendem a saída de Luiz Gustavo comentam sobre a necessidade de a seleção jogar com volantes mais qualificados. Luiz Gustavo não é um Schweinsteiger ou Toni Kroos, mas não é tão limitado quanto pintam. De fato não é o ideal para a próxima Copa, mas poderá ser útil na reconstrução do time, até chegar a peça que encaixe de forma perfeita.
Fernandinho é excelente, apesar da Copa fraca, mas aos 29, já não chega inteiro em 2018. No entanto, pela bola que joga, também pode ser útil na reconstrução do time. Paulinho é jovem (25), tem tempo para se recuperar, mas a chance agora só pode vir por merecimento presente, não por nome ou passado.
Hernanes poderia ter sido melhor aproveitado, não foi, uma pena, agora já não pode ser mais. Ramires não correspondeu em sua segunda Copa, e já não joga como antes.
Fernando
Fernando é daqueles casos em que assustamos ao ver um brasileiro completamente desconhecido, estourar na Europa. Fernando saiu do Vila Nova GO em 2007, rumo ao Porto. No clube português foi multicampeão e atingiu um nível que pedia grandes ligas. Contratado recentemente pelo Manchester City, Fernando poderá chegar ao ápice da carreira e buscar uma vaga na seleção.
Idade: 26
Rômulo
Chegou a ser convocado por Mano Menezes para oito partidas em 2012 e foi muito bem, pouco tempo depois teve uma lesão que o deixou fora do gramado por pouco mais de 6 meses, após chegar ao Spartak. A lesão e a saída de Mano afastaram Rômulo da seleção, um jogador que é esperança para a reformulação da seleção, um volante que sabe jogar, de ótima qualidade técnica, etc. É um dos meus preferidos, acredito que terá oportunidades.
Idade: 23
Fred
Com a bola que vem jogando, Fred definitivamente terá uma chance. Foi criado nas categorias de base do Atlético Mineiro, mas estourou no Inter, clube para o qual partiu em 2009. Vendido ao clube ucraniano por 15M de euros, Fred vem se destacando e pedindo passagem na nova geração de meias e volantes brasileiros.
Idade: 21
Lucas Silva
Após ser promovido em 2012, Lucas Silva se firmou no time campeão brasileiro, em 2013. Ao sair da reserva e corresponder em campo, Lucas Silva ganhou a posição e tornou-se quase unanimidade para a torcida. Volante que marca e sabe jogar, Lucas ainda tem como característica o chute de longa distância.
Idade: 21
MEIAS
Willian e Oscar decepcionaram, mas a pouca idade, 25 e 22, respectivamente, permite que eles tenham outras oportunidades. Apesar de nenhum dos dois passarem a impressão que em algum momento, vão ser os meias titulares da seleção brasileira.
Phillippe Coutinho
Meia que já deveria ter ido à Copa, Coutinho arrebentou na última temporada pelo Liverpool e sem dúvidas terá seu nome na próxima convocação. Uma esperança com a decepção de Oscar e William.
Idade: 22
Rafinha Alcântara
Filho de Mazinho e irmão de Thiago Alcântara, Rafinha já manifestou seu desejo de servir a seleção brasileira (já serviu a sub20), e não a espanhola. E a tendência é que ganhe sua chance dentro de pouco tempo. O meia formado no Barcelona e que jogou pelas categorias de base da Espanha, foi emprestado ao Celta na temporada passada, se destacou, e agora retorna ao Barça para se firmar de vez.
Idade: 21
Douglas Costa
Tratado como jóia no Grêmio, Douglas Costa foi vendido ao Shakhtar antes de explodir, apesar das boas atuações no tricolor gaúcho. No clube ucraniano se firmou e é titular, apesar do rodízio implantando na equipe. Vem crescendo de produção e merece ser testado.
Idade: 23
Lucas
De 12º jogador a excluído da Copa, Lucas caiu de produção no período decisivo para a definição dos convocados para a Copa do Mundo. Em ascensão no PSG, Lucas receberá novas chances e tem bola para brigar entre os titulares.
Idade: 21
Roberto Firmino
Desconhecido da maioria dos torcedores brasileiros, o camisa 10 do Hoffenheim, dono de 16 gols e 12 assistências na Bundesliga passada, desperta interesse de gigantes como Milan, PSG, Manchester United e Borussia Dortmund. Roberto vem sendo elogiado e a imprensa especializada já comenta o nome de Roberto como uma alternativa para o contestado meio de campo da seleção.
Idade: 21
Por favor, CONHEÇAM Roberto Firmino abaixo:
Éverton Ribeiro
Ainda no Coxa, nas temporadas 2011 e 2012, Éverton Ribeiro jogou muita bola, mas estourou mesmo em 2013, pelo Cruzeiro, quando foi campeão e eleito o melhor jogador do Brasileirão. Com a renovação, o novo treinador da seleção não só pode, como deve, distribuir oportunidades a quem merece, e Éverton Ribeiro é um deles.
Idade: 25
Ganso
Ganso deveria ter disputado a Copa de 2010, desde então tem sofrido com as contusões e indecisões quanto ao seu futuro. No São Paulo custou a engrenar, mas em 2014 dá mostras de que ainda pode voltar a ser o Ganso do início da carreira. Ao meu ver, Ganso poderá ser um craque caso algum treinador ache sua posição ideal, algo parecido com o que aconteceu com Xavi (sem comparações, claro), sobre isso, recomendo a leitura: clique aqui.
Idade: 24
Giuliano
Após um início promissor no Inter, Giuliano se escondeu no Dnipro da Ucrânia, onde jogou bem e foi titular, mas ninguém via. O retorno ao futebol brasileiro poderá colocar Giuliano dentre os candidatos a uma vaga na seleção brasileira.
Idade: 24
ATACANTES
Vamos aos óbvios, Neymar que ficará, e Fred e Jô, que encerram um ciclo. Os dois últimos são bons jogadores, ainda renderão em seus clubes, Jô até por mais tempo, ainda é jovem (27). Hulk é outro que deverá ter encerrado seu ciclo na seleção. Apesar de ainda ter lenha pra queimar, Hulk não é o que a seleção precisa.
Alguns tentam queimar o Bernard, mas o menino entrou numa fogueira imensa. Tem muita bola e merece mais chances, mas precisa ajeitar sua carreira, o Shakhtar não vem fazendo bem ao garoto, que pode perder espaço.
Ricardo Goulart
Apesar de já experiente, rodou por Inter, Goiás e agora Cruzeiro, é muito jovem e vem crescendo de forma impressionante. Alguns definem Ricardo Goulart como meia, pra mim é mais atacante do que meia, seria, portanto, um meia atacante, o ponta de lança, um meia que joga próximo do gol. Dessa forma, Goulart aproveita melhor sua ótima visão de jogo e poder de finalização. Goulart merece uma chance, se possível, na próxima convocação já que não temos atacantes e Ricardo vive o melhor momento de sua carreira.
Idade: 23
Pato
Polêmica essa, mas vamos lá. O talento, o potencial, de Alexandre Pato é indiscutível, a discussão fica sempre em torno do “se”. E o que faz Pato estar presente nessa lista é que o “se” ainda é favorável. Pato tem apenas 24 anos, muito tempo pela frente para atingir o nível que prometia. A escassez da posição contribui para a indicação de Pato, que não deve e nem pode receber uma oportunidade agora, não merece ainda. Mas tem bola pra merecer.
Idade: 24
Gabriel
Não, Gabigol não. Muito jovem pra carregar esse tipo de peso, mas com muito potencial, mostra uma segurança além do normal para um jogador tão jovem. Gabriel pode vir a ser o atacante que esperamos ver com a 9 da seleção brasileira, mas tem ainda muito tempo pra ganhar casca e evoluir. Aguardemos com esperança.
Idade: 18
E aí, esquecemos de alguém?
No comments:
Post a Comment