Friday, July 25, 2014

MANÉ GARRINCHA EVENTOS APÓS A COPA!

CASAMENTO COLETIVO NO MANÉ GARRINCHA

Estádio será palco da união de 100 casais em evento promovido pela Secretaria de Justiça do DF. Governo prevê pelo menos seis jogos de futebol ainda este ano

TR Estádio Mané Garrincha dia (Foto: Getty Images)
Duas semanas depois de receber a última partida na Copa do Mundo - derrota do Brasil para a Holanda, por 3 a 0, na disputa de terceiro lugar -, o Mané Garrincha voltará a abrir os portões neste fim de semana. No entanto, não será para um jogo de futebol. O primeiro evento na arena de Brasília após o Mundial será uma cerimônia de casamento coletivo, marcada para sábado, às 17h.
A ação faz parte do projeto Alma Gêmea, desenvolvido há dois anos pela Secretaria de Justiça, do Governo do Distrito Federal (GDF). Ao todo, 100 casais vão participar da cerimônia no estádio. Esta será a décima edição do casamento coletivo, que já foi realizado em outros pontos turísticos da cidade como a Praça dos Três Poderes, o Museu da República, a Ponte JK e a Torre de TV Digital.
O evento ocorrerá na área de hospitalidade da arena, mas também foram reservados alguns espaços na arquibancada inferior e o local que recebeu a zona mista durante a Copa. O espaço usado no Mundial para as entrevistas dos jogadores será o ponto de concentração das noivas antes da cerimônia.

GOVERNO PREVÊ SEIS JOGOS AINDA ESTE ANO
Segundo o GDF, além de eventos institucionais, o Mané Garrincha também deve voltar a receber em breve shows e jogos de futebol. Ao menos seis partidas e quatro atrações musicais estão sendo negociadas para o segundo semestre. 
A arena volta para a rota dos grandes eventos esportivos nas Olimpíadas Rio 2016, quando será uma das cinco sedes do futebol. O Mané Garrincha também será usado na Universíade de 2019, competição universitária que reunirá mais de 12 mil atletas em Brasília. No entanto, é possível que até lá o estádio não esteja mais sob administração do GDF. Um estudo de viabilidade econômica está sendo realizado e há a possibilidade de a gestão ser passada para uma empresa privada por meio de licitação.

Governo diz que Mané deve receber seis jogos do Brasileirão


De acordo com secretário da Copa, a primeira partida deve ocorrer ainda em julho; shows nacionais e internacionais também estão na agenda para o segundo semestre

A ausência de times de Brasília na elite do futebol nacional levantou muitas dúvidas sobre o futuro do Estádio Mané Garrincha após a Copa do Mundo. Porém, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), não há risco de a arena se tornar um "elefante branco". Ao menos, é o que indica a demanda por eventos no local já para o próximo semestre. 
De acordo com o secretário extraordinário da Copa no DF, Cláudio Monteiro, clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro negociam a realização de jogos em Brasília no segundo semestre. Ao menos seis partidas devem ser marcadas para o Mané Garrincha até o fim do ano.
- Teremos, no mínimo, seis jogos do (Campeonato) Brasileiro e a tendência é isso se ampliar. O futebol brasileiro passou por uma crise gigantesca e vai repensar todas suas situações. As pessoas agora precisam imaginar os clubes não apenas com a fonte de renda da TV e de um patrocinador, mas entender que são nacionais. Fazer um rodízio de partidas pelo Brasil é uma grande oportunidade de captação de recursos para os clubes - disse o secretário
Monteiro não quis adiantar quais os times estariam negociando para realizar partidas na arena de Brasília, mas afirmou que o primeiro jogo deve ainda no mês de julho. Além das partidas do Brasileirão, o Mané Garrincha ainda deve receber em dezembro mais uma edição do Torneio Internacional de Futebol Feminino, que reúne a seleção brasileira e outros três países convidados. O estádio já foi palco da competição em 2013.
Inaugurado em maio de 2013, o Mané Garrincha já recebeu 12 jogos da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. No campeonato do ano passado, foram 10 partidas. Na atual edição, o Flamengo ficou no empate em 0 a 0 com o Goiás pela rodada de abertura e o Atlético-PR foi derrotado pelo Cruzeiro por 3 a 2 em Brasília.
show beyoncé mané garrincha (Foto: André Borges / Secopa-DF)Mané Garrincha recebeu show da cantora Beyoncé em 2013 (Foto: André Borges / Secopa-DF)
Shows internacionais
Não são apenas jogos de futebol que estão na agenda do Mané Garrincha para o segundo semestre. Segundo o secretário Cláudio Monteiro, estão sendo negociados shows de duas atrações musicais internacionais. 
Em 2013, a arena de Brasília já foi palco de apresentações da cantora Beyoncé e da banda Aerosmith. Também foi realizado um show com artistas nacionais em homenagem ao músico brasiliense Renato Russo.
- Ainda existem eventos que podemos não conseguir confirmar por choque de agenda - disse o secretário, que revelou o contato de pelo menos outras oito atrações nacionais com intenção de realizar eventos no estádio.
Gestão privada
Com o fim da Copa do Mundo, a administração do Mané Garrincha deve ser passada nos próximos dias da Secretária Extraordinária da Copa para a Terracap (Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal). No entanto, é possível que a gestão da arena seja passada para uma empresa privada.
- Os estudos de viabilidade econômica estão sendo concluídos. Em seguida, o governo irá decidir qual a melhor maneira de gerenciar o estádio. Não se trata de privatização, mas de um modelo de gestão. Esse modelo irá dizer qual a forma que o governo será retribuído pela ocupação desses espaços. A melhor maneira de ter uma compensação disso. 
A ideia é que, por meio de licitação, seja selecionada uma empresa para explorar comercialmente o estádio. Em contrapartida, o governo teria direito a uma porcentagem dos lucros. Além de jogos de futebol e eventos culturais, o Mané Garrincha também conta com espaços para lojas, bares e restaurantes.
estádio Mané Garrincha jogo Brasil x Holanda (Foto: Reuters)Gestão da arena de Brasília pode ser passada para uma empresa privada (Foto: Reuters)

PARA AQUELES QUE APOSTARAM NO DESPERDÍCIO, AI ESTA A PROVA QUE O FUTURO PODE VIRAR REALIDADE.

No comments:

Post a Comment