Wednesday, June 26, 2013

FUTEBOL PARA UM BRASIL MELHOR!



Sou a favor da Copa do Mundo no Brasil; e sou mais a favor ainda de um debate sobre ela, para a melhoria do país em vários aspectos.

O Brasil é o país da Copa. Jogos de Copa do Mundo aqui são tratados como o 4 de Julho nos Estados Unidos. Reunimos a família e os amigos, fazemos churrasco, empunhamos a bandeira nacional.
O país, por tudo isso, vibrou quando em 2007 a Fifa escolheu o Brasil para sediar a Copa de 2014.
Seis anos depois, o povo está nas ruas exigindo um freio de arrumação no país e questionando, entre tantas coisas, os gastos com a Copa. Que ela traga benefícios então, caramba!

Eu sou a favor da Copa do Mundo no Brasil. E sou mais a favor ainda de que seja o início de uma evolução, para um Brasil melhor. Porque não adianta ter razão, sem saber explicar. Esta é a era da comunicação, que é também a era da informação, do debate, da participação, da mobilização. É por isso que o povo está nas ruas. Precisamos ver nisso uma oportunidade de avançar. Quem conhece os Estados Unidos por exemplo, que como o Brasil tem quase o mesmo tempo de existência, vê uma diferença enorme na infra estrutura, e imagina que em nosso país poderia estar igual com uma política mais justa.

Vamos discutir a Copa do Mundo, para fazê-la da melhor forma possível. Vamos discutir o padrão Fifa para termos também educação e hospitais padrão Fifa, como pedem os protestos.
Quem esteve nas novas arenas erguidas para a Copa constatou o salto incrível em relação aos estádios antigos. O país do futebol agora tem palcos dignos para sua arte. Na Copa do Mundo, serão palcos globais. E nós seremos os principais atores, fora e dentro do campo. Muitos criticam estes mesmos estádios, por não servirem para nada no futuro, mas espero que a Copa seja um dia, lembrada como o início de uma evolução, que poderia nos dar o verdadeiro orgulho de ser brasileiros. 
Copas e Olimpíadas são portais para a globalização, atalhos para a consciência global. Apesar de nossos problemas, e sem querer minimizá-los, somos um gigante que vive em paz com os vizinhos e pratica a democracia e a economia de mercado como nenhum outro grande país emergente.
Precisamos mostrar ao mundo o que é o Brasil: Nossa alegria, nossa energia, nossa inteligência, nossa criatividade. E, agora, nossos revolucionários.
A democracia e o capitalismo amadurecem juntos e tendem a convergir para um país mais justo e mais dinâmico. O país se transformou com a estabilidade econômica e a emergência de dezenas de milhões de brasileiros ao mercado consumidor. A grande "ola" de protestos percorrendo o Brasil é fruto dessas transformações e pode transformar o país de novo.
Muitos, ficaram fascinados de ver os slogans que os manifestantes orgulhosamente apresentam nos cartazes, produto do marketing cidadão, de um grande "brain storm" popular.
Uma das melhores: "Desculpe o transtorno, estamos mudando o Brasil". Lembra muito outro slogan do também criativo e seminal movimento estudantil de 1968: "As barricadas fecham ruas, mas abrem caminhos".
Brasil e Uruguai se enfrentaram numa copa no Brasil 63 anos depois da derrota mítica da seleção brasileira (1X2) naquela final do Mundial de 1950, no Maracanã, chamada pelos Uruguaios de Maracanazo, que hoje podemos dizer: "Mineirazo"!
Espero que , passo a passo o Brasil dê uma grande lição ao mundo e a nós mesmos se jogarmos um bolão dentro e fora do estádio. Vamos encher o campo de gols e as ruas de ideias. "Fair play" é fundamental nos dois palcos: o da bola e o da cidadania. Para isto, é preciso primeiro cumprir nosso dever individual de cidadão, para reivindicar dos governantes, os benefícios em nossa pátria. É fundamental separar o "joio" do trigo. Ou seja, os manifestantes dos vândalos. Começando como disse o então presidente americano John Kennedy: Ask not what your country can do for you, ask what you can do for your country. "Não pergunte o que seu país pode fazer por você, faça alguma coisa pelo seu país". Seja BRASILEIRO!
A Copa de 2014 não é o evento inocente como o de 1950. É um evento global que traz uma pauta objetiva e tem o poder de organizar uma nação, com dia, data e hora para as coisas acontecerem. Ela coloca o país na vitrine do mundo.
O futebol foi nosso primeiro desejo de potência global realizado. Ele propagou o Brasil alegre, moleque, inovador, e vencedor. Quando criança, vivi o momento de nossa melhor conquista, o "Tri" de 70. E crescimarcado pela magia desta brincadeira, chamada futebolIsso formou minha ambição, nossa ambição, de um dia estarmos à altura do nosso futebol. Não o padrão Fifa, o padrão brasileiro. É isso que buscamos no campo, é isso que espero que o povo brasileiro, acabe buscamos nas ruas.

No comments:

Post a Comment