Sunday, February 5, 2012

SABE O QUE É? ACTA


ACTA, AGINDO PARA CONTROLAR, SABE O QUE É?


Amigos, já fazem três anos que o ACTA, Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA, em inglês Anti-Counterfeiting Trade Agreement), vêm sendo negociado em segredo por 39 países. Bom, essa informação deve te dar uma ideia da importância deste acordo que tem âmbito internacional, diferente do SOPA/PIPA, que ninguém além dos estados-unidenses poderiam usar 
e abusar
 esta lei.
Num mundo perfeito, com ótimos políticos você poderia pensar que: “Muito bem, mas nós elegemos eles para que façam leis que melhorem as nossas vidas”. Isso já, infelizmente, é improvável de acontecer, mas você deve saber que o ACTA não está sendo negociado por pessoas democraticamente eleitos ou seus assessores, mas sim por membros do setor privado em busca do direito de proteção do copyright (Direitos Autorais).
Bom, se você pensou que ele não é diferente do SOPA/PIPA, você está errado amigo, viu o “Comercial” do nome? Pense um pouco. Sim amigo, ele não se restringe a internet, veja algumas implicações dele:
-Tornar os provedores de Internet responsáveis pelo conteúdo publicado pelos seus usuários: o que antes visava atacar os sites(no caso do SOPA), agora visa atacar diretamente o usuário, o provedor de internet tem todos os seus dados e cabe a ele fiscalizar tudo que você faz para não ser penalizado. Isto implica que ele pode bloquear seu compartilhamento de arquivo, mas também estará fiscalizando seu compartilhamento de informação, podendo bloquear o que você faz, pois pode considerar sua atitude insurgente ou potencialmente terrorista. Caso esse ato estivesse vigente na época da primavera árabe do ano passado, os governos postos à baixo poderiam ter trancado o fluxo interno de internet e acabado com a fonte de organização do povo contra a tirania imposta por esses ditadores.
-Laboratórios podem bloquear a fabricação de medicamentos genéricos se acharem que estão sendo prejudicados: o principal apelo da quebra de patentes para fabricação de medicamentos genéricos é que eles se tornam mais acessíveis e tem muito mais alcance na população. Mas caso um laboratório se sinta lesado por uma quebra de patente, ele pode bloquear a fabricação até que seja julgado seu caso, o maior problema é que grandes corporações, mesmo sabendo que irão perder a causa, podem estender processos por longos períodos e nesse meio tempo a população sofre e o laboratório lucra.
-Empresas detentoras de patentes de sementes e animais controlam a cadeia alimentar: tudo já começa mal quando o homem se apoderá da natureza e registra sobre patentes. Mas isso pode ser pior, nos últimos anos cinco grandes empresas -Monsanto, Syngenta, Bayer, Dow e DuPont- vêm comprando pequenas empresas do mesmo ramo de manipulação genéticas ou até de simples sementes para obter total controle do mercado, fica cada vez mais difícil encontrar sementes normais, aquela que você compra uma vez e pode ir extraindo sementes dela mesma para seguir nas suas próximas colheitas, no atual mercado são encontradas quase que exclusivamente sementes GM, aquelas que você planta um ano e por conta das patentes é obrigado a comprar de novo ou é forçado a comprar uma licença de plantio e pagar anualmente.
Esses são três pontos que já são de domínio público e que são muito fortes, creio eu. O Brasil ainda não se manisfestou favorável ou não ao ACTA, mas com os membros dele é pouco provável que o nosso país não venha a aderir a ele. Para conhecimento os países são Estados Unidos, Japão, Suíça, União Europeia, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Marrocos, México, Nova Zelândia e Singapura. Todos parceiros comerciais brasileiros.
Bom, deu pra entender que o ACTA é praticamente uma privatização dos governos do mundo. Muito se fala em Nova Ordem Mundial ou coisas parecidas, olha sinceramente, não sei, mas fico muito preocupado. Pois com tais poderes, pode-se viver uma situação que faltará remédios em um determinado país do mundo e ninguém mais ficará sabendo, pois a informação será geográfica e ostensivamente censurada.
Manter um controle do que pode ser visto na Internet é muito perigoso, antigamente o que pautava as conversas do povo era a mídia, agora é o contrário, a  mídia se pauta pelo povo. Veja o exemplo da Luiza do Canadá, uma bobagem do twitter que foi parar até na televisão.
Mas apenas é de apenas bobagens que vivemos? Não, a internet é muito mais que isso, como já mencionei veja o exemplo da primavera árabe, totalmente organizada pela web e que tomou consequências gigantescas.
“Dividir para controlar.” Já dizia Sun Tzu no seu “A Arte da Guerra” e é exatamente isto que o governos querem, eles sabem que os excluídos e injustiçados só tem força quando unidos, se conseguir separar o povo e deixa-lo sem comunicação, tudo fica mais fácil.
Por isso lhes pergunto, pode uma coisas dessas ser boa?
Sim, mas não para nós. Isto beneficiará e muito os grandes da industria de entretenimento. Imaginem a televisão brasileira não precisando adaptar o seu conteúdo para o que queremos ver?
Hoje isto acontece, de modo ínfimo, mas como citado acima pelo meu querido Darth Vader, a Luiza virou sucesso na TV devido ao sucesso que o meme teve na internet. Outro exemplo foi o“que deselegante” dito, sem intensão nenhuma, pela Sandra Annenberg no Jornal Hoje. Após estourar na internet, YouTube e Twitter, ela muito esperta se aproveitou disso, repetindo mais algumas vezes em outras edições do programa.
Mas a TV adaptar-se a isso não faz diferença nenhuma hoje para nós. Porque se quisermos podemos simplesmente desligar e assistir mais conteúdos e muito melhores na nossa grande internet. Mas se hoje é assim, porque ainda a Televisão faz tanto “sucesso”?
Isso deve-se talvez ao fato da TV aberta brasileira ser praticamente idolatrada por nós, pelo povo brasileiro. Não buscamos outras fontes de entretenimento. Infelizmente não posso falar para buscarem outras fontes de conhecimento e cultura, porque isso não há na televisão.
A mídia está muito controlada de modo que não informa toda a verdade para quem assiste apenas televisão. Muitas notícias não são muito divulgadas, como por exemplo: Occupy Wall Street. Mas qual a diferença de divulgar ou não?
É sobre isso que falamos acima: “Dividir para controlar.”. Para que mostrar uma notícia que pode causar revolta, ou abrir os olhos do povo?! Afinal, se as pessoas não ficarem sabendo, vai ser apenas mais uma manifestação que passou. Mas para isso temos a querida internet, que nos querem tirar a todo custo.
Deixem sua opinião que ela sera lida e muito provavelmente respondida.
E lembrando que todos os papos de nerd são gerados a partir de sugestões, caso queira sugerir

No comments:

Post a Comment