Este é um dos relatos mais fantásticos contidos no livro sagrado - A Bíblia. E gerou muita polêmica por parte dos céticos e ateus, como o próprio título sugere esse relato é a famosa travessia do mar vermelho, também conhecida por alguns como o Êxodo dos Hebreus. Como as imagens valem mais do que palavras, encontrei várias imagens muito interessantes onde cientificamente encontramos provas concretas que apóiam a veracidade da Bíblia.
Local
Durante muito tempo vários locais foram cogitados como sendo o possível lugar onde o povo Israelita viu as águas do mar se abrirem e fugiu do exército Egípcio, mas até o momento o local que mostra ser mais veraz e portador de mais indícios é a praia deNuweiba situada no golfo de Ácaba – Egito. Acredita-se que esse foi o local onde o povo Hebreu esteve antes do mar se abrir, porque essa é a única praia do mar vermelho suficientemente grande para comportar cerca de 3 milhões de hebreus que estavam sendo guiados por Moisés.
Praia de Nuweiba - possível local onde ocorreu a abertura do mar.
Até chegar a essa praia calcula-se que os Hebreus tiveram que caminhar 300Km desde a saída do Egito. É interessante notar que há uma estrada no meio das montanhas, que foi a via de acesso do povo Hebreu até a referida praia. Abaixo coloquei uma foto onde é possível ver essa estrada em maiores detalhes.
Estrada entre as montanhas - Única via de acesso até a praia de Nuweiba.
Mas e quanto a profundidade do mar? Alguns afirmam que o local da passagem poderia ser raso o suficiente a ponto de que qualquer pessoa conseguisse atravesa-lo sem maiores dificuldades. Mas segundo estudos topográficos chegou-se a conclusão de que a profundidade no local da passagem é em média de 110m. Na imagem abaixo é possível notar a formação topográfica do local, com destaque a espécie de ‘ponte’ submersa que é possível observar entre as depressões rochosas cuja profundidade é de 1.720m e 920mrespectivamente.
Topografia do local da passagem do mar vermelho
O margem Egípcia fica à 18km da margem Saudita, e levando-se em conta que a abertura do mar deve ter tido aproximadamente 900m de largura e que cada pessoa levaria em média umas 3:30min para percorrer os 18Km, podemos chegar a conclusão de que para 3 Milhões de pessoas atravessarem o mar de uma margem até a outra demorou cerca de6:30min. A partir de agora vou começar o mostrar fotos referentes a achados arqueológicos que reforça a veracidade do êxodo Bíblico.
Rastros Arqueológicos
Na margem Egípcia e na margem Saudita foram encontradas colunas, que posteriormente foram nomeadas como ‘Memorial de Salomão’, pois os indícios apontam que o Rei Salomão as colocou e ambas as margens do mar em memória do milagre feito por Deus em prol da nação de Israel.
Memorial de Salomão encontrado na margem Egípcia
Memorial de Salomão encontrado na margem da Arábia Saudita
Em ambas as colunas foram encontradas palavras escritas com letras fenícias (hebreu arcaico), as palavras são: Mizraim (Egito), Salomão, Edom, Morte, Faraó, Moisés e Yahweh (Jeová). Tais palavras indicam que o Rei Salomão colocou essas colunas nas margens do mar para lembrar a todos o milagre feito por Deus e a morte dos soldados Egípcios.
Mas e no fundo do mar, será que ficou alguma prova arqueológica? A resposta é sim! Periodicamente estudiosos, arqueólogos e turistas fazem mergulhos no local onde ocorreu a travessia do povo Hebreu, e muitas provas foram encontradas no fundo do mar.
Fêmur humano incrustado por corais
Agrupamento de Costelas em meio aos corais
Todos nós sabemos que o fundo do mar geralmente é um lugar pedregulhoso ainda mais se esse mar se formou dentro de um deserto repleto de montanhas e formações rochosas como é o caso do mar vermelho, por isso trago a atenção de vocês duas fotos onde podemos notar que até mesmo as pedras do fundo do mar se afastaram, dando lugar a uma passagem livre de obstáculos.
Estrada encontrada em baixo do mar livre de obstáculos
Nota-se que as pedras foram todas alinhadas nas laterais da estrada, possivelmente pela mesma força que abriu o mar.
Também foram encontradas rodas de carruagens Egípcias, e é interessante notar que segundo historiadores os Egípcios tinham carros de guerra com rodas de 4, 6 e 8 raios, sendo as de 8 raios foram inventadas na 18ª dinastía dos faraós. E é possível encontrar todos os tipos de rodas em baixo do mar vermelho, indicando que o faraó usou todos os seus carros de guerra na tentativa de capturar os Hebreus.
Roda de um carro egípcio folhada a ouro, usada em carros de oficiais do exército.
O fato da roda ser folhada a ouro impede que os corais se formem na sua superfície
Roda de madeira totalmente coberta por corais
Roda de madeira com os corais parcialmente removidos
Durante muito tempo vários locais foram cogitados como sendo o possível lugar onde o povo Israelita viu as águas do mar se abrirem e fugiu do exército Egípcio, mas até o momento o local que mostra ser mais veraz e portador de mais indícios é a praia deNuweiba situada no golfo de Ácaba – Egito. Acredita-se que esse foi o local onde o povo Hebreu esteve antes do mar se abrir, porque essa é a única praia do mar vermelho suficientemente grande para comportar cerca de 3 milhões de hebreus que estavam sendo guiados por Moisés.
Praia de Nuweiba - possível local onde ocorreu a abertura do mar.
Até chegar a essa praia calcula-se que os Hebreus tiveram que caminhar 300Km desde a saída do Egito. É interessante notar que há uma estrada no meio das montanhas, que foi a via de acesso do povo Hebreu até a referida praia. Abaixo coloquei uma foto onde é possível ver essa estrada em maiores detalhes.
Estrada entre as montanhas - Única via de acesso até a praia de Nuweiba.
Mas e quanto a profundidade do mar? Alguns afirmam que o local da passagem poderia ser raso o suficiente a ponto de que qualquer pessoa conseguisse atravesa-lo sem maiores dificuldades. Mas segundo estudos topográficos chegou-se a conclusão de que a profundidade no local da passagem é em média de 110m. Na imagem abaixo é possível notar a formação topográfica do local, com destaque a espécie de ‘ponte’ submersa que é possível observar entre as depressões rochosas cuja profundidade é de 1.720m e 920mrespectivamente.
Topografia do local da passagem do mar vermelho
O margem Egípcia fica à 18km da margem Saudita, e levando-se em conta que a abertura do mar deve ter tido aproximadamente 900m de largura e que cada pessoa levaria em média umas 3:30min para percorrer os 18Km, podemos chegar a conclusão de que para 3 Milhões de pessoas atravessarem o mar de uma margem até a outra demorou cerca de6:30min. A partir de agora vou começar o mostrar fotos referentes a achados arqueológicos que reforça a veracidade do êxodo Bíblico.
Rastros Arqueológicos
Na margem Egípcia e na margem Saudita foram encontradas colunas, que posteriormente foram nomeadas como ‘Memorial de Salomão’, pois os indícios apontam que o Rei Salomão as colocou e ambas as margens do mar em memória do milagre feito por Deus em prol da nação de Israel.
Memorial de Salomão encontrado na margem Egípcia
Memorial de Salomão encontrado na margem da Arábia Saudita
Em ambas as colunas foram encontradas palavras escritas com letras fenícias (hebreu arcaico), as palavras são: Mizraim (Egito), Salomão, Edom, Morte, Faraó, Moisés e Yahweh (Jeová). Tais palavras indicam que o Rei Salomão colocou essas colunas nas margens do mar para lembrar a todos o milagre feito por Deus e a morte dos soldados Egípcios.
Mas e no fundo do mar, será que ficou alguma prova arqueológica? A resposta é sim! Periodicamente estudiosos, arqueólogos e turistas fazem mergulhos no local onde ocorreu a travessia do povo Hebreu, e muitas provas foram encontradas no fundo do mar.
Fêmur humano incrustado por corais
Agrupamento de Costelas em meio aos corais
Todos nós sabemos que o fundo do mar geralmente é um lugar pedregulhoso ainda mais se esse mar se formou dentro de um deserto repleto de montanhas e formações rochosas como é o caso do mar vermelho, por isso trago a atenção de vocês duas fotos onde podemos notar que até mesmo as pedras do fundo do mar se afastaram, dando lugar a uma passagem livre de obstáculos.
Estrada encontrada em baixo do mar livre de obstáculos
Nota-se que as pedras foram todas alinhadas nas laterais da estrada, possivelmente pela mesma força que abriu o mar.
Também foram encontradas rodas de carruagens Egípcias, e é interessante notar que segundo historiadores os Egípcios tinham carros de guerra com rodas de 4, 6 e 8 raios, sendo as de 8 raios foram inventadas na 18ª dinastía dos faraós. E é possível encontrar todos os tipos de rodas em baixo do mar vermelho, indicando que o faraó usou todos os seus carros de guerra na tentativa de capturar os Hebreus.
Roda de um carro egípcio folhada a ouro, usada em carros de oficiais do exército.
O fato da roda ser folhada a ouro impede que os corais se formem na sua superfície
Roda de madeira totalmente coberta por corais
Roda de madeira com os corais parcialmente removidos
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