Thursday, June 28, 2012

C1 da LIT MOTOR INC.


Combinação de moto com carro de duas rodas não cai


Imagine um carro elétrico com duas rodas ou uma moto com porta e volante automotivo e que não necessita que se apoie o pé no solo quando está parada. Conheça o C-1.


Esse poderia ser muito bem o veículo de transporte pessoal do futuro. Concebido pela Lit Motors Inc, uma empresa californiana que desenha carros inovadores e com perfil verde,  o C-1 está previsto para ser lançado comercialmente em 2014. Mas você já pode viajar para o futuro com esse vídeo de demonstração do protótipo.




Ele foi imaginado para transportar de uma a duas pessoas, já que possui um espaço atrás do banco do motorista que pode acomodar um amigo (oubagagem, lembrando que há outro projeto específico para cargas: o Cargo Scooter) em pequenos trajetos urbanos.

O veículo ainda é projetado para não cair até mesmo quando alvejado u parado, isso é possível por intermédio de um sistema com giroscópios eletronicamente controlados, semelhante ao usado nos veículos Segway, que controlam a direção e motores nas rodas com potência de 40W. O C-1 também é elétrico, o que pode garantir cidade mais limpas e silenciosas se a novidade for adotada em larga escala.



Outra vantagem de seu desenho é que o C-1 prevê compatibilidade com várias tecnologias de informação wireless úteis ao condutor como dados sobre o tráfego e condições climáticas. A ponto do projeto ser também apelidado de "rolling smartphone" ("smartphone sobre rodas", em tradução livre).


As suas baterias necessitam de 6 horas para recarregar, o que não parece ser um inconveniente para o uso diário (colocando para carregar na hora de dormir, na manhã seguinte é só entrar e sair por aí). Além disso, a notável carrinho-motinha pode atingir impressionantes 190km/h, possuindo uma autonomia entre 240 a 350km, dependendo do uso. Outra coisa que chama a atenção é o fato do C-1 também dar ré, o que confere uma melhoria significativa no conforto na hora de dirigir o veículo em área de manobra, como nos estacionamentos.




Mas por enquanto, o preço meio salgado (€12.500 para 10.000 unidades a serem entregues em 2013) é um indício de que o C-1 não será popularizado tão cedo a ponto de começar a substituir motos e carros efetivamente  (e com os pífios resultados da Rio +20, nada indica que ele terá algum subsídio pró-sustentabilidade).

Todavia, seu visual estiloso e hi-tech combina muito bem com os gadgets do tipo iPod e certamente deverá ter um lugar nos corações e cérebros mais descolados (e na garagem dos mais endinheirados).

No comments:

Post a Comment