Tuesday, August 16, 2011

METRÔ PARA EM SAN FRANCISCO PARA DESMOBILIZAR PROTESTOS

Protestos em São Francisco fecham quatro estações metrô  


BART police officers push back a protester at the Civic Center station in San Francisco on Monday. Cell phone service was operating as protesters gathered at a San Francisco subway station during rush-hour several days after transit officials shut wireless service to head

Read more: http://www.sfgate.com/cgi-bin/article.cgi?f=/c/a/2011/08/15/MNGT1KNJU1.DTL#ixzz1VCFVNcCK



Protestos em São Francisco levaram ao fechamento de quatro estações do metrô na cidade nesta segunda-feira e fizeram centenas de passageiros saírem caminhando em plena hora do rush. A manifestação misturou críticas sobre a brutalidade policial ao debate sobre a legitimidade de ações de autoridades para bloquearem o serviço de telefonia celular na área subterânia do metrô, como forma de desmobilizarem protestos, na última semana.
O serviço de trens Bay Area Rapid Transit (Bart) está no centro da discussão desde que na quinta-feira passada causou interferências nos celulares para tentar conter uma manifestação contra policiais numa de suas plataformas. A medida levantou ainda mais questões depois de o Reino Unido, que viveu saques e distúrbios na semana passada, cogitar bloquear mídias sociais e celulares como forma de desarticular protestos. Nos Estados Unidos, grupos de direitos civis disseram que a medida do Bart era inconstitucional e uma nova manifestação foi organizada para esta segunda-feira.
Desta vez, os celulares funcionaram normalmente e cerca de 50 manifestantes se reuniram na Estação Civic Center, após às 17h. Trinta minutos depois, o batalhão antichoques fechou a estação, após os manifestantes atrasarem a partida de uma composição do metrô. Do Civic Center, os manifestantes foram a estação de Mark Street e tentaram entrar em mais outras duas. Todas acabaram fechadas. Centenas de pessoas ficaram nas calçadas esperando que as estações fossem reabertas.
- Isso é uma das batalhas que definirão o século XXI sobre quem controlará a comunicação - disse o manifestante Elijah Sparrow.
Na origem do protesto de quinta-feira estava a morte de Charles Blair Hill, um sem-teto baleado por agentes do serviço de trens no dia 3 de julho na estação Civic Center.
A queda da telefonia celular está sendo investigada pelas autoridades, e gerou ainda um ataque de um grupo de hackers à pagina do serviço de trens.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/08/16/protestos-em-sao-francisco-fecham-quatro-estacoes-do-metro-925138411.asp#ixzz1VCDn3QrU 

No comments:

Post a Comment