REVOLUCIONARÁ O MUNDO EM BREVE
Vidro em spray cria camada protetora invisível
Não é exagero quando falamos em Revolução. Imagine uma cobertura invisível capaz de tornar sua casa, suas roupas e até mesmo alguns alimentos livres de sujeiras e insetos. O spray é transparente, atóxico e pode ser aplicado em qualquer superfície, protegendo contra danos causados por água, terra, raios UV, calor e bactérias.
Imagine a quantidade de produtos de limpeza
que deixariam de ser lançados no meio ambiente
que deixariam de ser lançados no meio ambiente
É feito basicamente de dióxido de silicone ( a conhecida sílica ), água e etanol e tem aproximadamente 100 nanômetros de espessura (500 vezes mais fina que um fio de cabelo humano), é indetectível aos olhos e ao tato.
O produto é tão resistente que agüenta até alguns ácidos
Não são adicionadas nanopartículas, resinas ou aditivos: a “liga” é dada pelas forças quânticas dos componentes. Além disso, o efeito é prolongado porque bactérias que destruiriam a proteção se reproduzem com dificuldade na superfície.
Não faz mal ao meio ambiente
Testes na Alemanha mostraram que superfícies com uma camada do Vidro Líquido podem ser limpas apenas com água quente e ainda assim se manterem com menores níveis de contaminação que superfícies lavadas com alvejantes.
Carros, fornos, Louças e panelas, casas, roupas e uma infinidade de produtos poderia ser limpos apenas com água quente. Em vez de detergentes, que são agressivos e altamente poluídores.
Uma aplicação de 30 segundos em uma pia, por exemplo, duraria por um ano ou mais, dependendo da intensidade de uso.
Empresas do ramo alimentício que testaram o vidro líquido disseram que instrumentos que precisavam ser esterilizados e desinfetados todos os dias, quando submetidos ao spray, precisaram apenas de um ‘banho de água quente’ para se livrar das bactérias e da sujeira. As superfícies protegidas ficaram esterilizadas por até três meses.
Essa proteção ainda é flexível e tem “poros”
ou seja, o ar continua passando através dela.
ou seja, o ar continua passando através dela.
Estudos mostraram que ao ser aplicado em uvas, por exemplo, o produto diminuidrasticamente a necessidade de agrotóxicos.
O vidro líquido deverá influenciar os novos Design de produtos e colaborar na quebra do pensamento cartesiano e da "cultura do descartável", uma vez que a durabilidade dos produtos aumentará e a manutenção será facilitada. Se quiser saber mais sobre Economia de Materiais, assista A história das coisas.
Ficção Científica ?
O Vidro Líquido já está à venda na Alemanha e em breve chegará ao Reino Unido
Vendido pela empresa Nanopool a partir de nove euros
Daqui a algum tempo, tudo o que comprarmos
vai estar protegido por uma camada de vidro líquido.
vai estar protegido por uma camada de vidro líquido.
Obs: Esse produto não é vidro, o nome foi dado por ele conter Sílica
e apresentar características próprias a uma embalagem
Imagine um spray que protege qualquer superfície da sujeira e de bactérias, sejam equipamentos hospitalares, roupas ou monumentos históricos. Este produto já existe, não é tóxico e expele uma espécie de vidro líquido, invisível ao olho nu e inquebrável. O spray é uma das maiores atrações atuais da nanotecnologia. A camada que produz de vidro líquido tem entre 15 e 30 moléculas de espessura - é, portanto, 500 vezes mais fino do que o cabelo humano.
A Nanopool, uma empresa familiar alemã, detém os direitos de patente da tecnologia por trás do vidro líquido, cujas aplicações têm sido pesquisadas por diversos institutos europeus. Os testes revelaram uma variedade espantosa nos usos do invento. O spray pode ser usado, por exemplo, na proteção de vinhedos contra ataques de fungos ou no revestimento de implantes médicos.
Muitos supermercados se negam a armazenar o spray, por ele fazer com que os outros produtos de limpeza ali vendidos se tornem desnecessários
Em sua composição há dióxido de silício quase puro, o componente químico do quartzo e do dióxido de silício, o mineral mais abundante na crosta da Terra. Ele é quase inerte e não provoca efeitos nocivos sobre o meio ambiente, ao contrário de muitos produtos de limpeza industriais.
Na nanoescala - alguns poucos milionésimos de um milímetro de espessura -, o vidro líquido transforma-se em uma barreira invisível altamente flexível que repele água, sujeira e bactérias, permitindo que as superfícies sejam lavadas rapidamente com água pura. A camada também protege o local do calor, de ácidos ou mesmo da radiação ultravioleta.
- Nós extraímos moléculas de dióxido de silício e da areia do quartzo e juntamos a moléculas de água e etanol, dependendo da superfície a ser pulverizada - explicou Neil McClelland, gerente da Nanopool no Reino Unido, ao jornal "The Independent". - Não colocamos nanopartículas, resinas ou qualquer outro aditivo. Quando pulverizada, a solução de vidro forma uma película flexível e ultrafina que gera força eletrostática aderente.
Novidade ainda não é bem vista no varejoA fácil aplicação do spray, a longevidade dos resultados e o trato amigável ao meio ambiente deixaram a indústria ressabiada. Antes mesmo de o produto ser lançado, a Nanopool já esbarra em dificuldades no varejo.
- Muitos supermercados se negam a armazenar o spray, por ele fazer com que os outros produtos de limpeza ali vendidos se tornem desnecessários - lamenta McClelland. - As companhias de limpeza também estão assustadas com a possibilidade de que seus artigos sejam vendidos com menos frequência. Com a camada protetora criada pelo vidro líquido, muitas superfícies, hoje limpas com produtos químicos, poderão ser tratadas apenas com água.
Indústrias de processamento de alimento da Alemanha testaram duas formas de limpeza: uma com água quente, em superfícies esterilizadas pelo vidro líquido; outra com água sanitária em locais lavados de forma usual. Ambas tornam uma área livre de atividade microbiana, mas quando o novo spray é usado, este efeito permanece por mais tempo.
O spray, ressalte-se, não mata micro-organismos, mas impede que eles se dividam facilmente. É o suficiente para que ele tenha um comportamento semelhante ao de produtos antibacterianos usados na cozinha.
As propriedades de limpeza do vidro líquido podem levar a cortes drásticos no uso de produtos potencialmente tóxicos usados em fábricas, escritórios, escolas, hospitais e em casa. Também é possível cortar custos de trabalho e mesmo o tempo gasto esfregando superfícies. Não à toa, o spray já foi incorporado, ainda em caráter de teste, por uma filial alemã de uma rede de fast food e por uma concessionária de trens do Reino Unido - que o usa não só para polir a frente do carro, como na faxina interna dos vagões.
(PhysOrg.com) -- Spray-on liquid glass is transparent, non-toxic, and can protect virtually any surface against almost any damage from hazards such as water, UV radiation, dirt, heat, and bacterial infections. The coating is also flexible and breathable, which makes it suitable for use on an enormous array of products.
The liquid glass spray (technically termed “SiO2 ultra-thin layering”) consists of almost pure silicon dioxide (silica, the normal compound in glass) extracted from quartz sand. Water or ethanol is added, depending on the type of surface to be coated. There are no additives, and the nano-scale glass coating bonds to the surface because of the quantum forces involved. According to the manufacturers, liquid glass has a long-lasting antibacterial effect because microbes landing on the surface cannot divide or replicate easily.
Liquid glass was invented in Turkey and the patent is held by Nanopool, a family-owned German company. Research on the product was carried out at the Saarbrücken Institute for New Materials. Nanopool is already in negotiations in the UK with a number of companies and with the National Health Service, with a view to its widespread adoption.
The liquid glass spray produces a water-resistant coating only around 100 nanometers (15-30 molecules) thick. On this nanoscale the glass is highly flexible and breathable. The coating is environmentally harmless and non-toxic, and easy to clean using only water or a simple wipe with a damp cloth. It repels bacteria, water and dirt, and resists heat, UV light and even acids. UK project manager with Nanopool, Neil McClelland, said soon almost every product you purchase will be coated with liquid glass.
Food processing companies in Germany have already carried out trials of the spray, and found sterile surfaces that usually needed to be cleaned with strong bleach to keep them sterile needed only a hot water rinse if they were coated with liquid glass. The levels of sterility were higher for the glass-coated surfaces, and the surfaces remained sterile for months.
Other organizations, such as a train company and a hotel chain in the UK, and a hamburger chain in Germany, are also testing liquid glass for a wide range of uses. A year-long trial of the spray in a Lancashire hospital also produced “very promising” results for a range of applications including coatings for equipment, medical implants, catheters, sutures and bandages. The war graves association in the UK is investigating using the spray to treat stone monuments and grave stones, since trials have shown the coating protects against weathering and graffiti. Trials in Turkey are testing the product on monuments such as the Ataturk Mausoleum in Ankara.
Este spray de vidro liquido pode ser usado em vidros de carros,e como usar e também como adquirir o produto.
ReplyDelete